XIV ERSCTA - 2017

Sobre Curitiba

A capital do Estado do Paraná tem 324 anos e está localizada no Sul do Brasil. Com um PIB de U$ 12,1 bilhões/ano, tem renda per capita de aproximadamente U$ 8 mil/ano, contra uma média nacional de U$ 5 mil/ano.

É a única cidade brasileira a entrar no século 21 como referência nacional e internacional de planejamento urbano e qualidade de vida. Em março de 2001, uma pesquisa patrocinada pela ONU aponta Curitiba como a melhor capital do Brasil pelo Índice de Condições de Vida (ICV).

A maior parte de sua população de 1,6 milhão de habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.

Reconhecida nacional e internacionalmente por soluções urbanas inovadoras, a cidade tem o mais eficiente sistema de transporte coletivo do país e ostenta o índice de 55 metros quadrados de área verde por habitante, o que a faz ser considerada a Capital Ecológica do Brasil.

Curitiba se prepara para o futuro investindo na geração de empregos, no atendimento social e na preservação de sua identidade cultural.

Informações Turísticas

Instituto Municipal de Turismo
Rua da Glória, 362 - Centro Cívico
Curitiba - Paraná - 80 030-060
turismoserv@turismo.curitiba.gov.br
Disque Turismo
(41) 3352-8000
Atendimento 24 horas
Rodoferroviária
(41) 3320-3121
De segunda a sábado das 08h00 às 18h00
Av.Presidente Camargo, 330

Serra Verde Express
(41) 3888-3488
De terça a Domingo das 07h00 às 10h00
Aeroporto Internacional Afonso Pena
(41) 3381-1153
Diariamente das 07h00 às 23h00
Av. Rocha Pombo, s/n - São José dos Pinhais
Torre Panorâmica
(41) 3339-7613
De terça a domingo das 10h00 às 19h00
Santa Felicidade
(41) 3273-4605
De segunda a sexta das 09h00 às 18h00
Sábados das 14h00 às 20h00
Domingos das 11h00 às 17h00
Fundação Cultural de Curitiba - Centro Histórico
(41) 3321-3300
De terça a sexta das 9h00 ao meio-dia e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 14h00
Praça Garibaldi

Dados Geográficos

Área 432,17 km²
Relevo Levemente ondulado
Área verde por habitante 55 m²
Extensão Norte-Sul 35 km
Extensão Leste-Oeste 20 km
Altitude média 908 m
Latitude 25º25'48'' Sul
Longitude 49º16'15'' Oeste
Fuso horário Brasília
Clima Temperado
Pluviosidade 1.500 mm/ano
Temp. média no verão 21 ºC
Temp. média no inverno 13 ºC

CONFIRA OS MELHORES ROTEIROS TURÍSTICOS DE CURITIBA

Gastronomia
Variados sabores, aromas e temperos. A cozinha curitibana é uma síntese de costumes e culturas. Italianos, árabes, poloneses, alemães, portugueses, japoneses, entre muitos outros, trouxeram seus costumes e tradições. O cardápio da cidade ainda recebeu influências de outras regiões do Brasil.

Linha Turismo
O circuito compreende 25 pontos turísticos em um ônibus especial - Double Deck - com saídas a cada 30 minutos dos pontos de parada e trajeto de 44km, percorridos em 2h30.

Trem Turístico
O passeio de Litorina ou de trem atravessa a Serra do Mar até as cidades históricas de Morretes e Paranaguá, onde é possível saborear p Barreado, prato típica do litoral paranaense. Um tour de barco pela baía e o retorno pela Estrada da Graciosa tornam a visita ainda mais agradável.

Turismo Cultural
Curitiba oferece programação rica e variada. Museus, galerias e espaços culturais como o Memorial de Curitiba e a Casa Hoffmann são exemplos de edificações que ressaltam a beleza do Setor Histórico, o qual conta com um novo projeto de iluminação, dando um ar de inspiração à área boêmia. Merecem destaque o Festival de Teatro de Curitiba (realizado em março) e o Museu Oscar Niemeyer, complexo com 144 mil m², tendo o Olho (uma de suas salas) como seu cartão de visita.

Turismo Religioso
Curitiba dispõe de uma grande variedade de ícones que remetem à busca espiritual, bem como às práticas religiosas: a realização de romarias, peregrinações, além de festividades e celebrações. A Benção dos Alimentos, realizada no Bosque do Papa, durante o período da Páscoa, é um bom exemplo. Vale ressaltar o roteiro curitibano de turismo religioso intitulado Trilhas da Fé.

Turismo Étnico
Em virtude do grande número de etnias radicadas em Curitiba, a cidade se tornou um pólo cosmopolita. Bosques, praças, parques e memoriais pela cidade retratam sua diversidade étnica. Eventos como o Imin Matsuri e o Haru Matsuri, em junho e setembro, reúnem curitibanos e visitantes para vivenciar a cultura nipônica e prestar homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2008).

Melhor Idade
A cidade é um dos destinos do ViajaMais - Melhor Idade, projeto que visa promover a inclusão social dos idosos, aposentados e pensionistas, por meio de pacotes turísticos com preços acessíveis e que podem ser adquiridos em agências cadastradas, utilizando-se o crédito consignado.

Turismo de Compras
Feiras por vários bairros com temas como artesanato, antiguidades e as saborosas feiras gastronômicos retratam Curitiba. Dentre as ruas temáticas ressalta-se a Rua Teffé, que reúne mais de 30 lojas de roupas, sapatos e acessórios. 30 shoppings, além do calçadão da Rua XV de Novembro, com lojas para o comércio popular; o Mercado Municipal, com grande variedade de produtos; e infinidade de lojas de artesanato, decoração e produtos para o lar em Santa Felicidade, são outros destaques.

Turismo de Aventura
Curitiba é a porta de entrada para muitas aventuras, com destaque para o Parque Estadual do Marumbi. A oferta de aventura abrange ainda diversas regiões como Guaraqueçaba, Cânion do Guartelá, Cerro Azul, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Lapa, Morretes, Ponta Grossa, Piraquara e a Baía de Paranaguá. As principais atividades são: escalada, arvorismo, rapel, rafting e passeios de barco.

Rotas do Pinhão
Com muitas opções para práticas de turismo em áreas naturais, a Região Metropolitana de Curitiba reúne diversos roteiros que integram as Rotas do Pinhão. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer melhor a vivência em um ambiente bucólico, acompanhar a produção agropecuária, além de conhecer o patrimônio cultural dessas comunidades.

Turismo de Negócios e Eventos
Referência neste segmento, Curitiba desponta pela ótima infra-estrutura urbana e de acesso, qualificação dos serviços prestados, diversificação de fornecedores e espaços para realização de eventos capacitados para atender demandas especificas. Segundo a Embratur (2007), é a terceira cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros que vêm a negócios e eventos.

LGBT
Diversidade! Ótimas opções de espaços culturais, restaurantes de alta gastronomia, cafés badalados, bares para uma boa conversa, além de casas noturnas onde festas e muita diversão acontecem. Confira as variadas opções para compras, como lojas e boutiques que ofertam desde simples artigos até os de alto padrão. Anualmente ocorre a Parada do Orgulho LGBT, evento que reúne mais de 20.000 participantes.

Curitiba CVB
O Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol da promoção turística da cidade e região. Instituído e mantido pela iniciativa privada, tem como missão o desenvolvimento do turismo e proporciona melhorias no atendimento ao visitante.

Room tax/Doação para o turismo
O room tax, também conhecido como taxa de turismo, é uma contribuição voluntária feita pelo hóspede nos hotéis de Curitiba. A receita arrecadada se reverte em ações que fomentam o desenvolvimento turístico como, por exemplo, captação de eventos, confecção de material promocional, distribuição de mapas turísticos, qualificação dos prestadores de serviço, etc. Estes benefícios incrementam a atividade turística em nossa cidade, além de contribuir para um atendimento de excelente qualidade ao turista.

Para mais informações sobre Curitiba, acesse: www.curitiba.pr.gov.br

Outros Links: